Consultores Científicos

Doutor Panayiotis Neufeld

Legislação relativa às Indústrias Culturais e Criativas

Fundador e Presidente do Conselho de Administração da ICCIRA (Autoridade Reguladora das Indústrias Culturais e Criativas Internacionais). Panayiotis é também fundador e presidente do International Independent, um consórcio de organizações de investigação, economia e políticas das Indústrias Culturais e Criativas, e presidente e fundador do Conselho de Artes da Grécia e do Conselho de Civilizações. Possui dupla formação, técnica e criativa, como encenador, curador e produtor, bem como especialista em aviação e empreendedor, tendo também desempenhado funções de assessor político, consultor, investigador e conferencista. Panayiotis é licenciado em Gestão da Aviação (BSc), estudou teatro e trabalhou nas artes performativas, nas políticas culturais e nos setores criativos a nível internacional.

Prof. Doutor Bento António Fialho Caeiro Caldeira

Geofísica

Licenciado e Doutorado em Física, é professor no Departamento de Física da Universidade de Évora e investigador no Instituto de Ciências da Terra. Desenvolve trabalho científico em domínios da geofísica/sismologia. A Geofísica aplicada à prospeção de recursos e vestígios arqueológicos é uma área onde pesquisa. A investigação referida está articulada com projetos nacionais ou internacionais, mais de 30 nos últimos 10 anos, em que participou ou liderou. A orientação de estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nos domínios da investigação que desenvolve é outro especto em que se ocupa. É autor de um livro, 19 capítulos de livros, 40 artigos em revistas de circulação Internacional, 16 em revistas nacionais com revisão e mais de 70 artigos em atas de reuniões científicas.

Prof. Doutor José d'Encarnação

Epigrafia

Professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra (História e Arqueologia), integra o Conselho Científico do Centro de Estudos
em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, de que é investigador. Membro
efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e académico de mérito da Academia Portuguesa da História.
Para preparar a sua tese de doutoramento sobre o Alentejo romano teve
oportunidade de percorrer demoradamente esse território.
Rol das suas publicações pode ser visto em:
http://www.ua.es/personal/juan.abascal/encarnacao_jose_de.html

Prof. Doutor Pedro Proença da Cunha

Geologia

Prof. Catedrático de Geologia no Dep. Ciências da Terra – Universidade de Coimbra. Licenciado em Geologia, Doutorado em Estratigrafia, Paleontologia e Geoistória, e Agregado em Geologia, pela Univ. Coimbra. Investigador Sénior do MARE. Realiza investigação em Estratigrafia, Sedimentologia, Geomorfologia, Neotectónica, Geoarqueologia e Datação por OSL. Estudou diversificados registos sedimentares do Jurássico ao Quaternário e um amplo contexto de ambientes deposicionais (fluviais a marinhos).

Arquitecto José Vasco Serrano

Arquitectura

É Técnico Superior na área do planeamento e desenvolvimento rural, no Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura.
Foi técnico Superior no IFAP.IP, na área de acompanhamento de programas comunitários, tendo desenvolvido o protocolo IFAP, AGPDR2020, DGPC e sistema digital de apoio.
Foi Técnico Superior na CCDR-LVT, em ordenamento do território (do PNPOT aos PPs de 1a e 2a geração e planos de ruído de 1a geração), e em ambiente (avaliação ambiental, de impactes ambientais, paisagem, consulta pública, gestão da recuperação de pedreiras e aterros de inertes, tendo desenvolvido um sistema, o primeiro em Portugal, de trabalhos minimos de recuperação e preços de referência para os PARP, bem como o ponto de situação ambiental e proposta de sistema de gestão administrativa.
Foi Técnico Superior e Coordenador do GAT de Santarém, na área de projeto de restauro, renovação e recuperação, gestão e acompanhamento de obras públicas e correlacionadas, projeto e análise de ordenamento do território, planeamento de segurança municipal de 1a geração.
É Doutorando em Arquitectura Paisagista, curso de “Artes e Técnicas da Paisagem”, na Universidade de Évora.
Detentor da pós-graduação do Curso de Mestrado “Restauro e Conservação do Património Edificado”, e do Curso de pós-graduação “Recuperação e Valorização de Edifícios e Conjuntos Históricos”, pela Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico, ambos ministrados no Instituto Superior Técnico, na Universidade Técnica de Lisboa.
Detentor da Licenciatura em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi arquiteto no Atelier “Segurado, Sociedade de Arquitetos, Lda”, tendo pertencido à equipa vencedora do concurso para o “Pavilhão Macau – ampliação do Arquivo Histórico Ultramarino”, classificado em 1º lugar (1992).
Foi presidente da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém.
Foi empresário na área agrícola, pecuária, cinegética e florestal, na Chamusca.

Prof. Doutor Agustín Ortega Esquinca

Arte Rupestre e Comunidades Camponesas

Investigador independente. Obteve o grau de Bacharel em Arqueologia (1996) e o grau de Mestre em Arqueologia, linha de investigação em Arqueologia Histórica (2000), pela Escola Nacional de Antropologia e História (ENAH), México. É doutorado em História (2004) pela Universidade de Sevilha. Realizou um estágio de pós-doutoramento no Campo Arqueológico de Mértola, Portugal (2007 a 2015). Possui duas linhas de investigação. Uma, o estudo do ciclo sazonal-anual e da organização social, numa perspectiva transdisciplinar onde intervêm a arqueologia, a etno-história, a antropologia, a história, a ecologia e a geografia. A outra, o estudo da arte rupestre. Publicou um livro online e vários artigos em revistas especializadas no México, Espanha, Portugal e Estados Unidos, a maioria dos quais estão disponíveis online. Colabora em vários projetos de arqueologia nos três primeiros países.

Prof. Doutor Nelson José Oliveira de Almeida

ZooArqueologia

Licenciado em Arqueologia e História, Mestre Erasmus Mundus em Quaternary and Prehistory e Doutorado em Quaternário, Materiais e Culturas. É investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq) e investigador, colaborador ou consultor em projectos nacionais e internacionais dedicados a problemáticas arqueológicas. Conta com mais de 50 publicações e cerca de uma centena de comunicações em encontros científicos, de formação e de divulgação de ciência. Entre as áreas de investigação a que se dedica, a Pré-história e a Zooarqueologia têm especial destaque.

Prof. Doutor João Pedro Vicente Tereso

Arqueobotânica

Especialista em Arqueobotânica, licenciado em História, variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza e doutorado em Biologia pela Universidade do Porto.
Atualmente é Investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, Associação BIOPOLIS, e Professor convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Partindo do estudo de frutos, sementes e madeiras arqueológicas, a sua investigação centra-se na relação entre as dinâmicas sociais e as mudanças ambientais, dando especial ênfase à evolução dos sistemas agrícolas e evolução da paisagem.

Prof. Doutora Andreia Romão

Conservação e Restauro

Andreia Romão nasceu em Santarém, em 1976.

Em 2013, doutorou-se em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, título obtido em colaboração com a Texas A&M University com o tema: “Conservação de Materiais Orgânicos Arqueológicos de Proveniência Subaquática”.

Anteriormente, finalizou duas Pós-graduações em “Introducción a la Arqueología (Urbana y Rural), Estudio y Valoración del Patrimonio Histórico Artístico, Natural y Paisajístico, Elaboración de Guías Culturales para el Desarrollo del Turismo Histórico, Rural y Paisajístico”, pelas Universidade Abdelmalek Essaâdi e Universidad de Sevilla e em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras de Lisboa, pela Universidade de Lisboa.

Licenciou-se em Conservação e Restauro, ramo Tecnologia, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, em 2000.

Frequentou os cursos de “Chemistry and Preservation of Waterlogged Wooden Shipwrecks”, ICOM-CC, Estocolmo e “Archaeological Conservation: Specialized Techniques and Research for Wet Objects‏”, Canadian Conservation Institute, Ottawa.

Foi docente nos cursosde Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática, IPT/UAL, e em Ciências Documentais, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UAlg.

Ao longo dos últimos 20 anos tem desenvolvido várias investigações e trabalhos de conservação e restauro em várias áreas, com particular destaque para estruturas arqueológicas e materiais provenientes de contextos subaquáticos.

Conta com participação em artigos e capítulos de livros de especialidade e atas de congressos.

Tem integrado diferentes projetos de investigação ligados com a conservação e restauro e também com a arqueologia.

Exerce funções de Técnica Superior em Conservação e Restauro na Câmara Municipal de Portimão, sendo a responsável pela conservação e manutenção do acervo da instituição.

Sócia fundadora e Presidente da direção da Neptune Search – Associação de Investigação e Defesa do Património Náutico e Subaquático.

Dra. Isabel Anjinho

O Imaginário e o Maravilhoso Medieval

Arquitecta, engenheira civil, com pós-graduação em “Recuperação e Valorização de Conjuntos e Edifícios Históricos”.

Mestre em História da Arte, foi investigadora bolseira da FCT.

Membro da SPAutores e da equipa editorial da Flainar.

Desempenha actividade profissional em empresas próprias de arquitectura, engenharia e consultadoria na área do património:  “Jorge Anjinho, AEGP” e “IdemIbidem”.

Colaborou na organização de eventos culturais ligados à cidade de Coimbra, tais como, comissariado da “Exposição dos 70 anos do Diário de Coimbra” (2000), comissariado das comemorações dos “900 Anos de Almedina”- União de Freguesias de Coimbra (2019), colaboração na exposição “Coimbra e a Água dos primórdios até meados do séc. XIX” – Museu da Água de Coimbra (2019).

Autora do livro “Fortificação de Coimbra, das origens à modernidade” (2016), co-autora com o arq. Rúben Vilas Boas do “Modelo 3D de Coimbra Medieval” (2019).

Dr. Nuno Costa

Património

Técnico de Património Cultural e Arqueologia. Mestrando em Arqueologia.

Nuno Joel Costa nasceu em Lisboa, em 1971.

Licenciou-se em Património Cultural e Arqueologia, pela Faculdade Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve.

Ao longo dos últimos anos tem desenvolvido várias investigações e trabalhos na área de património cultural e arqueologia, com particular destaque para cerâmica arqueológica, estruturas arqueológicas e materiais provenientes de contextos subaquáticos.

Tem integrado diferentes projetos de investigação ligados com património cultural e arqueologia,sobretudo, nas áreas da arqueologia náutica e subaquática, integrando também projectos de conservação e restauro.

É Técnico superior da Câmara Municipal de Lagos, onde desempenha funções de assessoria técnica na área património cultural, estando afeto ao Fórum Municipal dos Descobrimentos.

É coautor de projetos de proteção e valorização do património cultural e arqueológico, e intervenções de salvaguarda, sendo também corresponsável pela implementação da monitorização patrimonial em vários edifícios classificados.

Conta com a participação em várias campanhas arqueológicas e em atividades de dinamização, valorização, salvaguarda e de fruição das heranças culturais do passado como fator decisivo de diferenciação e de desenvolvimento do conhecimento científico sobre o património cultural.

É Presidente da mesa da Assembleia geral e sócio fundador da NeptuneSearch – Associação de Investigação e Defesa do Património Náutico e Subaquático.

Dr. Daniel Rodrigues Alves

Antropologia Física

Daniel Rodrigues Alves é um antropólogo, empreendedor e UX Researcher. É licenciado em Antropologia (2015) e obteve o grau de mestre em Evolução e Biologia Humanas (2017), ambos obtidos na Universidade de Coimbra. A sua investigação incidiu na análise de evidências de procedimentos médicos efetuados no esqueleto, e a sua correlação com patologias presentes nos mesmos. Atualmente, é sócio-gerente da empresa Ambigrama, que fundou em 2020 com o seu sócio Augusto Ferreira, uma organização focada na aplicação das ferramentas da Antropologia para apoiar inovação, crescimento e sucesso de projetos, marcas e organizações. Têm projetos com foco na saúde, mobilidade, arte, desporto e antropologia biológica.

Dr. Manuel Francisco Martins Monteiro

Realizador de Cinema

Nasceu em 1997, em Beja. Frequenta o Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. 

Fez muitas experiências cinematográficas antes de iniciar a licenciatura, continuando atualmente a desenvolver muitos projetos. Até ao momento realizou 3 documentários: “Re-Route 66” (2020); “Poucum Habillis” (2020); e “José Ruy – Uma Forma de Respirar” (2018); Desenvolveu também uma série de documentários para a Associação de Defesa do Património de Beja, acerca dos arquivos municipais. Para além destes projetos é também responsável pelos audiovisuais do futuro Museu da Banda Desenhada de Beja. Participou na rodagem do filme “Raiva” de Sérgio Tréfaut. 

Dr. Bruno Camilo da Silva

Paleontólogo

Bruno Camilo Silva nasceu em Torres Vedras a 10 de Maio de 1975. Tendo-se envolvido desde muito
novo no associativismo, quer no Espeleo Clube de Torres Vedras quer na Associação de Defesa do
Património Cultural de Torres Vedras onde, pela primeira vez, teve contacto com a arqueologia.
Neste contexto, participou em várias escavações arqueológicas no castro do Zambujal, com o
Instituto Arqueológico Alemão. Entre 1998 e 1999, ano em que a delegação de Lisboa deste instituto
encerrou, trabalhou em vários projetos em Portugal e Espanha, com arqueólogos de renome como
Philine Kalbe e Martin Hocke assim como com Michael Kunst. Licenciou-se em 2004 em História,
Variante Arqueologia na Universidade Nova de Lisboa, sempre com um igual foco na Paleontologia de Vertebrados do Jurássico Superior de Portugal, enquanto membro fundador desde 1998 da Sociedade de História Natural de Torres Vedras. Em 2007 tirou uma especialização em Evolução Humana na Universidade de Coimbra.
Tendo trabalhado no sector privado na área da arqueologia preventiva entre 2005 e 2014, tomou
como sua atividade profissional principal a área da Paleontologia de Vertebrados em 2014, na
qualidade de director e curador de coleções do Centro de Investigação em Paleobiologia e
Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras. Mestre em Paleobiologia pela
Universidade de Opole (Polónia), foi o primeiro português a especializar-se em paleohistologia de
vertebrados, tendo iniciado o doutoramento na Universidade de Bonn, agora transferido para o
GeoBiotech do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa.
É o representante em Portugal do Centro Europeu de Paleontologia, ocupando outros cargos em
instituições da sociedade civil, tais como Presidente do Conselho Consultivo da Paisagem Protegida
Local das Serras da Archeira e Socorro, membro da direção da Agência de Desenvolvimento Local dos GAL Pesca ECOMAR, que abrange os municípios de Torres Vedras e Lourinhã. Foi membro fundador e constituinte da direção até Dezembro de 2022 da Associação Aspiring Geoparque Oeste. É autor e co-autor de cerca de três dezenas de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.
Dirigiu e participou ao longo dos ultimos 25 anos várias escavações arqueológicas e paleontológicas
em território nacional e no estrangeiro, bem como coordenou um considerável número de exposições paleontológicas e consultoria científica.

Dr. José Manuel Andrade Gomes

Professor de Biologia e Geologia

José Manuel Andrade Gomes, 46 anos, homem da Ciência, mas sobretudo amante da verdade e liberdade, licenciado em Biologia – Ramo Educacional (pré-Bolonha) pela FCUP (Fac. Ciências) em 1999, estagiou na Escola Secundária da Trofa em 98/99, tem lecionado consecutivamente desde então em mais de uma dúzia de estabelecimentos escolares desde o 6º ao 12º anos de escolaridade, corretor e relator de exames de Biologia e Geologia desde 2001, foi Diretor de Turma mais de dez vezes, participou em projetos de Erasmus + e Ciência Viva, dinamizou e organizou certames como concursos e Olimpíadas Portuguesas da Biologia, participou em inúmeras formações e seminários sobretudo na área da Educação Sexual, Educação Ambiental, de Geologia e das TIC. Foi delegado de grupo disciplinar de BG e dinamizou feiras de rochas e minerais. Atualmente é QZP (Quadro de Zona Pedagógica) na região 1 e exerce funções no Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar. Docente do 3º Ciclo e Secundário Grupo 520 (Biologia e Geologia).

Apaixonado pela natureza, professor de Hatha-Yôga desde 2010, estudou Russo até ao nível 4, adora xadrez, caminhadas, corrida (fez a maratona em 2016), Confúcio (entre outros pensadores) e aprender de tudo, sobretudo sobre história, geografia e outras línguas e culturas.

Dr. Marco da Silva Rocha

Armamento

Marco da Silva Rocha, nascido no ano de 1987 em Lagos, possuí a Licenciatura em História e o Mestrado em Estudos Medievais, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A sua área de estudo prende-se com o armamento bélico em múltiplas épocas, com o focus em épocas medievais, tendo feito parte do GEMAC (Group of Medieval Studies and Combat Arts).

Pratica esgrima medieval, rugby e desportos de combate medievais.

Actualmente actua como freelancer e efectua pesquisas históricas.

Embaixadores

José Antonio González Carrillo

Marketing, desenho e comunicação

Formou-se inicialmente nos âmbitos da publicidade e do desenho, aprofundando os seus conhecimentos em disciplinas relacionadas, tais como a fotografia, a ilustração ou a edição. Posteriormente especializou-se em gestão documental e conservação histórica, ampliando conhecimentos e bagagem profissional sobre estas matérias. Conta com uma dilatada trajetória profissional ao serviço de empresas e instituições nos campos referidos. Desde há mais de quinze anos, começou a revelar a sua experiência vital e criativa em exposições, seminários e publicações de diferentes âmbitos, obtendo ampla repercussão mediática em sectores e meios especializados, tanto nacionais como internacionais. O grosso principal da sua obra foi expressado em diversos livros onde o eixo gráfico e a criatividade partilham protagonismo com a narração histórica.

Professor Doutor Sachin Kumar Tiwary

Professor Assistente Universidade Hindu de Banaras, India

Sachin Kr Tiwary fez graduação e pós-graduação na Universidade Hindu de Banaras e também completou o Diploma de Pós-Graduação em Arqueologia do Instituto de Arqueologia. Foi premiado com seu Doutoramento graduação em “Arte Rupestre da Região de Kaimur (Bihar)” pela Patna University, Patna, Bihar. Trabalhou no Levantamento Arqueológico da Índia, para o Governo da Índia em diferentes funções e em vários lugares da Índia entre 2009 a 2016. Desde 2016 que trabalha como Professor Assistente no departamento de AIHC e Arqueologia, Banaras Hindu University , Varanasi.
Recebeu o Nehru Trust Fellowship (Índia) 2013-14 pelo o tópico “Uma interpretação etno-arqueológica da arte rupestre do distrito de Kaimur em Bihar”. É membro fundador e vice-secretário da Wakankar Rock Art and Heritage Welfare Society (WRAHWS), Bhopal. É Editor Associado de uma revista internacional de pesquisa bienal, chamada ARNAVA. Conquistou o “Prémio de Inovação do Professor” por Inovações de Investimento Zero para Iniciativas Educacionais (ZIIEI), organizado pela Sri Aurobindo Society, Pondicherry em 2019. Foi Embaixador Indiano (Honorário) na Autoridade Reguladora Internacional das Indústrias Culturais e Criativas (ICCIRA), Bruxelas no período compreendido entre 2020-21.

Professor Doutor Faysal Lemjidi

Professor Assistente Universidade Cadi Ayyad, Marrocos

Arqueólogo desde 2001, Mestre em Pré-História em 2008 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Doutor em Arqueologia e Património pela Universidade UCA em 2018.

Os principais interesses de investigação são: Pré-história, Arte Rupestre e Gestão do Património. Nos últimos anos, Faysal Lemjidi tem estado envolvido em vários projetos de investigação multidisciplinares que incidem sobre Geoparques e Arqueologia da Arte Rupestre no Sul de Marrocos.

Professor Doutor Clifford Joseph Pereira

Investigador Associado da Universidade de Hong-Kong, China

Clifford (Cliff) Pereira é geógrafo histórico, pesquisador, curador de museu e património consultor com portfólio de projectos na Grã-Bretanha, Canadá, Catar, Quênia, China e Hong Kong RAE. A tese de História (Mestrado) foi sobre a África e a Diáspora Africana com foco nos africanos no Sudeste Asiático 1900-1960, que incluía portugueses, holandeses, franceses e fontes britânicas ao lado de histórias de veteranos africanos.
Suas três décadas de trabalho na parte africana do gráfico de Mao Kun fazem dele uma autoridade no assunto de Zheng He e África. Pereira contribuiu para inúmeras publicações, programas de rádio e documentários em todo o mundo. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre os africanos no mundo do Oceano Índico, especialmente a narrativa “Bombay African” que será apresentado na História Geral da África da UNESCO Vol. X. Pereira foi recentemente destaque na rede de TV japonesa NHK por seu trabalho em Yasuke – o samurai africano.
Pereira é Pesquisador Associado Visitante da Universidade de Hong Kong Departamento de Estudos Africanos. As obras publicadas incluem temas como a presença luso-asiática no início do Brasil colonial, um estudo sobre o Pano de Terra de Cabo Verde e a presença goesa no Norte Atlântico. Pereira é um membro de longa data da Royal Geographical Society (com IBG) em Londres e na comissão editorial do Club-Lusitano em Hong Kong SAR.

Professor Doutor Carlos Manuel Branco Nogueira Fragateiro

Coordenador do Projecto Ler o Mundo em Português

Nasci em 06-03-1951 no Porto, mas cresci e vivi parte significativa da minha vida em Montalegre,

Cumpri o serviço militar de 23 de Abril de 1974 a 27 de Novembro de 1975, tendo sido oficial miliciano no RALIS (Regimento de Artilharia Ligeira de Lisboa).

Colaborei na Página de Letras do Comércio do Porto (1971/1972), coordenei o suplemento Juvenil do República (1973/1974) e integrei a redação do diário Página Um (1976).

Fui Professor da Escola do Magistério Primário de Leiria, 1977/1985, da Escola Superior de Educação de Leiria, 1985/1989, e na Universidade de Aveiro, a partir de 1989.

Tenho o curso de encenação da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, uma pós-graduação em Arte e Educação da Universidade de Montréal e sou doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro.

Fui fundador e diretor artístico do TELA, Teatro Experimental de Leiria, 1981/1987, e do Efémero, Companhia de Teatro de Aveiro, 1991/1996.

Organizei os 4 Encontros Internacionais de Expressão Dramática e Teatro na Educação (1981 a 1989).

Presidi à Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional de Teatro e Educação onde foi fundada a IDEA, Associação Internacional de Teatro e Educação (Teatro Rivoli, Porto 1992), de que fui Vice-Presidente e Coordenador de Projetos Especiais.

Organizei o 3º Congresso Mundial de Sociologia do Teatro (ACARTE, Lisboa, 1992).

Integrei a direção do INATEL, vice-presidente, (1996/1999), e fui diretor artístico do Teatro da Trindade (1997/2006) e do Teatro Nacional D. Maria II (2006/2008).

Coordeno atualmente o projeto Ler o Mundo em Português, cujo foco principal é a afirmação da importância estratégica da Língua Portuguesa, como Língua Global, tem neste tempo de mudança.

Colaborei em várias publicações, estando editado na Bélgica, França, Itália, Espanha, Brasil e Portugal, e dirigi a Intervenção, revista de animação sócio-cultural.

Dra. Asmaa Abdullah Ibrahim

Estudante de Doutoramento na Universidade de Alexandria, Egipto

Abdullah obteve o seu mestrado em Antropologia Física pela Universidade de Alexandria em 2020; Especialização em Antropologia Odontológica. Ela está atualmente matriculada no programa de Doutoramento em Antropologia Física do Departamento de Antropologia da Faculdade de Artes da Universidade de Alexandria.
Abdullah também obteve certificados em Osteologia e Bioarqueologia por parte da Universidade do Cairo e da Faculdade de Ciências da Universidade de Leiden, na Holanda.
A experiência científica de Abdullah inclui o trabalho com as escavações arqueológicas do Ministério de Antiguidades do Egito em vários locais egípcios antigos em Alexandria, Damietta, Fayum e Saqqara, por exemplo, Tal El-Der Site, Abd Site, Gabel El-Zatoon site, Saqqara, Chattby necrópole e KomOshim.
Abdullah participou em várias conferências internacionais na Universidade de Alexandria, na Universidade Americana do Cairo e no Instituto de Formação Profissional em Ciências Forenses (IFPCF) na Espanha.
Abdullah foi convidada para ministrar palestras para arqueólogos egípcios do Ministério do Turismo e Antiguidades. Além disso, ela ministrou palestras para alunos de graduação na Universidade de Alexandria e na Universidade de Damnhour.

Dra. Rebecca Keim

Arqueóloga e Paleontóloga, Austrália

Rebecca tem formação em Arqueologia e Paleoantropologia, com uma vasta experiência em museus e trabalhos de campo, incluindo escavação, preservação de Património, gestão de colecções e exposições.

A sua experiência em funções desempenhadas em agências estaduais e do governo federal australiano é altamente valorizada por todos os que com ela contactam.

Dr. Vítor Manuel Azevedo Fernandes

Contador de Histórias

Vitor é narrador oral, educador, investigador de contos e cantos tradicionais, natural do reino maravilhoso de Trás-os-Montes.

Licenciado em História e Arqueologia (F.L.U.P./2001)  entre 2002-2005 – Contrato com a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, até Agosto de 2005. Trabalhando como Arqueólogo e Técnico Superior de Higiene e Segurança no trabalho, as funções foram exercidas no G.T.L (GabineteTécnico Local) de Penaverde – Mosteiro e posteriormente na Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

Possui pós-graduação em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação Multimédia (ISLA/2006) e Estudos do Patrimônio (Universidade Aberta/2011). Especialização avançada em Inteligência Emocional e Saúde Mental (Instituto CRIAP/2020), além de formações complementares nas áreas de mindfullness, técnicas de meditação e relaxamento infantil, necessidades educativas especiais, educação inclusiva, autismo, comportamentos disfuncionais das crianças e intervenção pedagógica com crianças e jovens com N.E.E. É Técnico Superior de Qualidade, Ambiente, Higiêne e Segurança no Trabalho (ISLA/Bragança, 2002-2007).

Desde criança ouvia contos que os seus familiares mais velhos contavam nas ruas das aldeias ou nos serões das casas. Busca manter a força da oralidade, através de um repertório repleto de contos de amor, humor, vivacidade, astúcia e emoção, tão próprios da tradição oral portuguesa. 

No campo da literatura e da narração oral, participou de formações com importantes narradores orais de diversas nacionalidades, e tem participado em inúmeros festivais de narração oralnacionais e internacionais, além de integrar o grupo Contos na Eira. Frequentou formações da Escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad (2011-2014) e da Escola de Narradores Online Brasil-Portugal (2022).

Em 2014, em parceria com a Livraria Traga Mundos, em Vila Real, criou o evento Traga Contos. Em 2015 integrou a equipa que realizou os eventos Sexta dos Contos e o Festival Porto de Contos. Em 2021, juntamente com Clara Haddad e Mariana Machado, criou o primeiro Clube de Histórias Motivacionais em Portugal. Participou do Festival Internacional de Contadores de Histórias: Todas Las Palabras, Todas (realizado no Peru em edição Online).

Juntamente com Estefânia Surreira criou o projeto Dois dos Montes em digressão por todo o país, entre outros festivais espanhóis.

Dra. Sara Nhazilo

Arqueóloga, Moçambique

Sara Faro Nhazilo, nasceu no dia 09 de Janeiro de 1994, na provincia de Gaza, distrito de Mandlakaze, localidade de Maphandane. Frequentou a escola Primária de Malene “A”, onde estudou até à 5ᵃ classe.Aos 12 anos, mudou-se para a cidade de Xai-xai, onde concluiu o Ensino Básico (Escola Primária Completa Unidade 2 e Escola Primária Completa de Tavene 2) e Ensino Médio (Escola Secundaria Unidade 2 Patrice Lumumba da 8ᵃ à 10ᵃ classes; 11ᵃ e 12ᵃ classes na Escola Secundaria de Xai-Xai). Com o intuito de prosseguir a sua carreira académica, mais tarde, migrou para a cidade de Maputo, onde em 2021, concluiu a sua licenciatura em Arqueologia e Gestão do Património Cultural, na Universidade Eduardo Mondlane. Durante o percurso académico, participou de vários trabalhos de campo que consistiam em prospecções arqueológicas e escavações nas seguintes estações arqueológicas: Campus Universitário da UEM, Matola, Caimane, Rio Tembe, Fronteira de Goba, Rio Umbeluze e Concheiro de Xai-xai lideradas pelo Prof. Leonardo Adamowicz e arqueólogo global Paul Lane respectivamente. Para além da sua paixão pela Arqueologia, está envolvida em trabalhos voluntários: em 2020, trabalhou com a ONU-HABIT em pareceria com a WE- Word no âmbito da Talks Force, é membro da Associação dos Estudantes para o Desenvolvimento Pedagógico (AEDEP), recentemente, tornou-se embaixadora da Youth-talks, uma organização não-governamental da Fundação Higher Education for Good para consultoria de jovens do mundo sobre o ensino superior.

Dr. Miguel Lino Guedes da Silva

Professor de Biotecnologias no Colégio de Gaia

Miguel Lino Guedes da Silva é um professor dedicado, com formação académica na área da Biologia e Geologia e pós-graduação no Ensino da Biologia. Reside na encantadora cidade de Vila Nova de Gaia. O Miguel desde cedo desenvolveu um interesse profundo pelo mundo natural e a curiosidade em compreendê-lo. Esse interesse levou-o a ingressar na faculdade de Ciências, da Universidade do Porto, onde obteve toda a sua formação superior. Após concluir a sua Licenciatura sentiu uma forte vocação para compartilhar o seu conhecimento e paixão pela Biologia e Geologia com jovens estudantes. Decidiu então realizar uma pós-graduação em Ensino da Biologia, com o objetivo de aprimorar as suas habilidades pedagógicas e desenvolver estratégias inovadoras para tornar o ensino da ciência mais acessível e envolvente. Durante a sua pós-graduação, teve a oportunidade de trabalhar em projetos de pesquisa educacional, explorando novas metodologias de ensino, abordagens multidisciplinares e o uso da tecnologia como ferramenta educacional. Esteve na génese e na divulgação do projeto escola Virtual, da Porto Editora. Em 2004, começou a lecionar no Colégio de Gaia onde, em 2016, assumiu o cargo de diretor do curso com planos próprios de Tecnologias e Segurança Alimentar. Participa regularmente em conferências, workshops e cursos de atualização profissional, a fim de oferecer aos seus alunos a mais recente informação científica e despertar o seu interesse em tópicos emergentes. Fora da sala de aula é um entusiasta pelas atividades ao ar livre explorando a rica biodiversidade da região de Vila Nova de Gaia, seja caminhando pela costa atlântica ou fazendo trilhos nas áreas naturais próximas.

Dr. João Paulo Delgado Lourenço

Actor, Encenador e Produtor Teatral

João Delgado Lourenço é licenciado em Interpretação (2016) e PósGraduado em Dramaturgia e Argumento (2021), pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).

É ainda, mestre em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP,
2009).
Depois de quatros anos a trabalhar em engenharia, decide abandonar o título de Engenheiro e seguir a sua paixão. Em 2012, participa no seu primeiro espectáculo teatral, no TUP. No ano seguinte, ingressa na licenciatura da ESMAE.
Profissionalmente, destaca os espetáculos: Os Últimos Dias da Humanidade, encenado por Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso (TNSJ, 2016); Uma Noite no Futuro, encenado por Nuno Carinhas (TNSJ, 2018) e Das Tripas Coração, espectáculo de celebração dos 99 anos do Teatro Nacional São
João, dirigido por Nuno Cardoso e Nuno M Cardoso (TNSJ, 2019).
Em 2021, é mestre de cerimónias e apresentador do concerto Zefiro Torna – Uma Degustação de Vinhos Musical, na Casa da Música.
Ainda em 2021, inicia o seu percurso como dramaturgo, frequentando a Pósgraduação em Dramaturgia, na ESMAE. O seu texto A Família, resultado final dessa Pós-graduação, foi gravado pela RTP Palco e será transmitido no primeiro trimestre de 2023. Já em 2022, frequentou a Oficina de Escrita para Cena, no TNSJ.
Em 2022, estreia-se como encenador e dirige: A Válvula, estreada no teatro Helena Sá́ e Costa (Porto); e Vórtice (concerto encenado de música erudita contemporânea) estreado na Casa da Música.
Colabora com a ESMAE, como professor assistente, desde 2017.

Dra. Angela Dalton

Agrimensora de Edifícios Históricos

Angela é uma Agrimensora aposentada e ex-membro do The Royal Institute of Chartered Surveyors (Reino Unido), onde pesquisou, desenhou e projetou obras em edifícios históricos pertencentes às autoridades locais. Ela também tem formação como Auditora de Acessibilidades, avaliando edifícios para estarem em conformidade com a Lei de Discriminação por Deficiência de 2017 e garantindo que os projetos foram projetados de acordo com o Acesso para Todos.

Ela é uma grande jardineira e atualmente estuda online para obter um diploma em Design de Jardins. Com os problemas do meio ambiente em mente, o seu interesse principal centra-se na sustentabilidade e uso criativo de plantas nativas no design de jardins.

Angela sempre se interessou por arqueologia, estimulada pela série de TV inglesa Time Team. Nos últimos 7 anos, esse interesse tornou-se muito real, pois ela e o marido vivem na zona protegida mais ampla de um importante forte romano implantado no centro de Portugal.

Ela também se interessa pelo turismo cultural e como este pode ser levado a mais pessoas de uma forma interessante e sustentável.

Dra. María Elizabeth Martínez Rodriguez

Pedagoga

Elizabeth possui licenciatura em Pedagogia. Adora aprender, tanto quanto ensinar. Eli (como é tratada pelos amigos), é uma pessoa curiosa e epistemologicamente inata. Possui uma vasta experiência lectiva em países tais como Estados Unidos da América, México e Colômbia.

Considera-se como “uma agregadora de mundos e conhecimento”.

Parceiros

https://www.uevora.pt/

www.cqa.ipt.pt

 

https://wftga.org/
https://www.alquevaruralcampingpark.com/
https://www.shn.pt/
https://adpm.pt/

https://www.facebook.com/ManuelF.M.Monteiroo/?locale=pt_BR

https://www.jf-neves.pt/

Translate »
Scroll to Top